Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Viúvo tem direito de receber bens da esposa

há 8 anos

Coutinho Advocacia, Consultoria e Assessoria Jurídica via ConJur

18 de dezembro

A Quarta Turma do STJ reconheceu que viúvo pode receber bens do patrimônio da esposa recebidos por ela por meio de testamento de seus pais com cláusula de incomunicabilidade, que impede que esses bens sejam incorporados ao patrimônio do esposo. A ação tratava da disputa entre o marido e os chamados herdeiros colaterais, representados por tios e primos da falecida.

O artigo 1829 do Código Civil aponta nos incisos I e II que o cônjuge também é herdeiro e terá os mesmos direitos de filhos e netos e pais e avós. Se não houver esses dois tipos de parentes, o cônjuge herda sozinho os bens deixados por quem morreu, conforme determina o inciso III. Somente no inciso IV é que são contemplados os chamados herdeiros colaterais. Essa ordem de sucessão não pode ser alterada e a cláusula de incomunicabilidade perde o efeito quando morre a pessoa que recebeu a herança com essa restrição.

  • Sobre o autor"A justiça tardia é a injustiça institucionalizada" (Rui Barbosa).
  • Publicações15
  • Seguidores42
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações180
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/viuvo-tem-direito-de-receber-bens-da-esposa/272752843

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)